Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

NÃO VALE A PENA

Antônio Sampaio Júnior, valoroso tarefeiro do Centro Espírita “Regeneração”, do Rio de Janeiro, era humilde servidor num escritório.

Zeloso, correto e madrugador.

Certa feita, mal havia espanado os móveis pela manhã, para sentar-se à máquina de escrever, foi procurado por amigo situado no comércio do Rio.

– Sampaio – disse o visitante, sem rebuços - sei que você é espírita e esfalfa-se, há muito tempo, enfrentando dificuldades. Quanto você ganha mensalmente?

- Quatrocentos reais.

O homem fez um gesto irônico e observou:

– Não vale a pena.

E prosseguiu:

– Não ignoro que você tem deveres de caridade na instituição que frequenta, socorrendo órfãos e amparando viúvas… Como é que você arranja numerário para esse fim?

- Gasto o que posso, e quando a despesa ultrapassa os recursos, tenho amigos… Faço listas, apelos…

- Não vale a pena. Estou informado de que você visita os infortunados nos morros, às vezes com sacrifício da própria saúde… Aproveita decerto o carro de alguém…

- Não disponho dessa facilidade. Temos bonde à porta e, depois do bonde, faz sempre bem uma caminhada a pé…

- Não vale a pena. Disseram-me – continuou o homem – que você, às vezes, passa noites à cabeceira de enfermos… Naturalmente, o diretor faz concessões… Boa cama no dia seguinte, ponto facultativo…

- Não é bem assim – falou Sampaio, humilde -, nem sempre posso visitar os doentes, mas se faço, meu dia de serviço corre normal…

O amigo meteu a mão no bolso interno, trouxe à luz um documento e abriu-se, por fim:

- Pois é, Sampaio, admirando você como sempre, resolvi auxiliá-lo de vez. É tempo de você melhorar. Preciso de um sócio para um negócio da China… Três milhões de reais. Você assina comigo a papelada e acompanharei todo o assunto… Gastaremos talvez cinquenta mil reais na tramitação do processo… É um navio velho que vamos desencravar… Tudo pronto, você e eu ficaremos provavelmente com mais de um milhão cada um. Basta só que você assine…

Sampaio, sem desejar ofender, perguntou:

– Creio na lisura da iniciativa, mas há algum inconveniente a considerar?

-Bem, o assunto envolve alguns interesses de repartições públicas, mas temos noventa e nove probabilidades a nosso favor…

- E se falharem as noventa e nove?…

- Ah! Se vier o contra – informou o amigo, evidentemente desapontado, – teremos entrevista no Distrito Policial.

Sampaio, sem perder a serenidade, falou simples:

– Não vale a pena.

E recomeçou a espanar.

Médium: Chico Xavier – Espírito: Hilário Silva.
Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário