Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

segunda-feira, 18 de março de 2019

O CÃOZINHO CABEÇUDO


Era uma vez uma cadela de pelos pretos, aveludados, que ganhara três cachorrinhos: um branquinho, o Totó, um com manchas no corpo, o Bolinha e um todo pretinho como a mãe, o Caquinho.

Certo dia, quando os três já estavam bem grandinhos, mamãe deixou-os dar um passeio pela redondeza. Estava certa de que iriam se portar bem, com educação; só tinha dúvidas com o Caquinho, ficando receosa de que ele se comportasse mal.

Iam os três, estrada a fora, quando reconheceram o Paulinho, um garoto que morava na mesma rua que os cachorrinhos; educadamente, sacudiram os rabinhos, demonstrando alegria. Todos não, porque o Caquinho, enquanto os outros se mostravam contentes, começou a latir, estranhando o menino, chegando até a mostrar os dentes. Paulinho fez uma festinha em cada um, menos no Caquinho, que não deixou.

Continuando o passeio, chegaram à casa de dona Augusta, que ofereceu a todos uma tigela de leite; só o Caquinho não aceitou, e não querendo beber o leite, bateu com as patinhas virando a tigela e derrubando tudo.

Quando o marido de dona Augusta se aproximou, Totó e Bolinha deram pulinhos, mas Caquinho saiu correndo; foi até a sala e querendo ver o que estava em cima da mesa, puxou a toalha com os dentes... e lá se foi em pedaços uma linda jarra.

Por isso, o Sr. Francisco ficou encantado com a graça dos dois e aborrecido com Caquinho, que voltou chorando para casa.

Caquinho, chorando, encostava-se na mamãe, como se estivesse reclamando dos maus tratos que recebera.

Mamãe, vendo que o filhinho voltara sozinho, sem os irmãos, sentiu que algo acontecera. E lambendo o filho e latindo baixinho, na linguagem dos cachorros, perguntou se ele se comportou com educação e respeito para com todos, seguindo o exemplo dos irmãos.

Caquinho silenciou e a mamãe percebeu e se entristeceu.

Mas, calculem só a alegria da mamãe, quando, no dia seguinte, encontrou os três reunidos, todos com o rabinho em pé.

Todos? O Caquinho Também?

Sim, o Caquinho também! Ele não aprendera com mamãe a tratar a todos com educação, mas depois que viu que ninguém ligava mais para ele, resolveu modificar seu comportamento.

E, agora sim! Mamãe estava satisfeita! ... Feliz!

Fonte: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo.
Fonte da imagem: Internet Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário