Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Biografia: PADRE JOAQUIM CACIQUE DE BARROS

1831 - 1907

Nascido na Bahia, mas rio-grandense de coração, o Padre Cacique foi das mais destacadas figuras gaúchas no campo da Assistência Social. Joaquim Cacique de Barros, nasceu a 18 de agosto de 1831, e faleceu nesta Capital, a 13 de maio de 1907. Ordenado no ano de 1853, pelo Arcebispo Marquês de Santa Cruz, dedicou-se, logo, no magistério, como professor de História, Geografia e Cosmografia, no conhecido educandário, Ginásio Baiano. Mais tarde, transferindo-se para a cidade do Rio de Janeiro, lecionou no Curso de preparatórios do Mosteiro de São Bento e no Colégio Pedro II.

Chegando a Porto Alegre no ano de 1862, o Padre Cacique passou a integrar o corpo docente do Seminário, estendendo, porém sua atuação, participando da fundação da nossa Escola Normal, da qual foi o professor, e regeu o Seminário Episcopal.

Mestre dos mais destacados, culto e interessado, contribuiu para a formação cultural da mocidade rio-grandense, dando o melhor de sua atenção para a causa do ensino.

O Padre Cacique, no entanto, deveria projetar e imortalizar o seu nome em outro setor de atividade. Foi como filantropo que ele construiu obras imperecíveis em Porto Alegre, e que até hoje exaltam lhe o nome.

Profundamente bom, compreensivo e absorvido pelos problemas sociais, fundou, na capital gaúcha, os asilos de Santa Teresa e da Mendicidade, que são grandes casas assistenciais da cidade.

De uma caridade sem limites, simples e humano, o Padre Cacique trabalhou incessantemente para manter suas casas de assistência perambulando pelas ruas da Capital, pedindo óbolos para seus asilos, já velho e cansado pelos trabalhos e adversidades, o Padre Cacique foi um verdadeiro apóstolo, tudo fazendo para minorar o sofrimento dos pobres e dar-lhes agasalho.

Suas fundações, ainda hoje a perpetuar-lhe o nome, são modelos de casas de assistência, contribuindo, dessa forma, para o erguimento do nível social da população.

Esmolando pelas artérias da cidade, geralmente andava sem batina para melhor locomover-se. Foi um precursor, e um homem de grande esclarecimento.

O Asilo de Mendicidade “Padre Cacique” foi fundado em 1892, graças à iniciativa do Padre Cacique, e com o auxílio popular.

Trecho da mensagem psicofônica recebida em junho de 1957:

Liberdade de Servir.

Se unidos fortalecemos o grupo, no grupo unido cada um será mais forte.

Cacique de Barros

Hoje, o Padre Cacique é patrono de várias Sociedades Espíritas.

Fonte do texto: Biografias Espíritas – Imagem meramente ilustrativa(não tenho como comprovar se a imagem é realmente do homenageado) - Fonte: Internet Google.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário