Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO


Cap. 11 – Amar o Próximo Como a Si Mesmo


A Fé e a Caridade


Um Espírito Protetor - Cracóvia, 1861


13 – Eu vos disse recentemente, meus queridos filhos, que a caridade sem a fé não seria suficiente para manter entre os homens uma ordem social de fazê-los felizes. Devia ter dito que a caridade é impossível sem a fé. Podereis encontrar, é verdade, impulsos generosos entre as pessoas sem religião.


Mas essa caridade austera, que só pode ser exercida pela abnegação, pelo sacrifício constante de todo o interesse egoísta, nada a não ser a fé poderá inspirá-la, porque nada além dela nos faz carregar com coragem e perseverança a cruz desta vida.


Sim, meus filhos, é inútil querer o homem, ávido de prazeres, iludir-se quanto ao seu destino terreno, pretendendo que lhe seja permitido ocupar-se apenas da sua felicidade.


Certo que Deus nos criou para sermos felizes na eternidade, mas a vida terrena deve servir unicamente para o nosso aperfeiçoamento moral, o qual se conquista mais facilmente com a ajuda do corpo e do mundo material. Sem contar as vicissitudes comuns da vida, a diversidade de vossos gostos, de vossas tendências, de vossas necessidades, são também um meio de vos aperfeiçoardes, exercitando-vos na caridade.


Porque somente a custa de concessões e de sacrifícios mútuos, é que podeis manter a harmonia entre elementos tão diversos.


Tendes razão, entretanto, ao afirmar que a felicidade está reservada ao homem neste mundo, se a procurardes antes na prática do bem do que nos prazeres materiais.


A história da cristandade nos fala dos mártires que caminhavam com alegria para o suplício.


Hoje, na vossa sociedade, para ser cristão já não se precisa enfrentar a fogueira do mártir, nem o sacrifício da vida, mas única e simplesmente o sacrifício do egoísmo, do orgulho e da vaidade.


Triunfareis, se a caridade vos inspirar e fordes sustentados pela fé.


Fonte da imagem: Internet

2 comentários:

  1. OBRIGADA MEU QUERIDO POR MAIS ESTE LINDO TEXTO DE ENCINAMENTO E REAVIVAMENTO ESPIRITUAL UM DIA QUE FICO SEM VIR DAR UMA PASSADINHA POR AQUI SINTO SEMPRE QUE ESTA ME FALTANDO ALGO ,,UM ABRAÇO
    DESEJO UMA LINDA TADERE CHEIA DAS BENÇÃOS DE DEUS MARLENE

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe também querida Marlene.
    Beijos,
    Carlos

    ResponderExcluir