Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Cap. 15 – Fora da Caridade Não Há Salvação


O Maior Mandamento


4 – Mas os fariseus, quando viram que Jesus tinha feito calar a boca aos saduceus, se ajuntaram em conselho. E um deles, que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhes disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XII: 34-40)

5 – Caridade e humildade, esta é a única via de salvação; egoísmo e orgulho, esta é a via da perdição. Esse princípio é formulado em termos precisos nestas palavras: “Amarás a Deus de toda a tua alma, e ao teu próximo como a ti mesmo; estes dois pensamentos contêm toda a lei e os profetas”. E para que não houvesse equívoco na interpretação do amor de Deus e do próximo, temos ainda: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo”, significando que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo sem amar a Deus, porque tudo quanto se faz contra o próximo, é contra Deus que se faz. Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: Fora da caridade não há salvação.

2 comentários:

  1. Carlos querido...lembremos sempre do Amar...pois quando amamos...juntamente a isto encontramos a caridade, a humildade, a bondade...enfim...tudo o que faça bem a nós e ao próximo.
    Com os votos de uma ótima recuperação de sua esposa...Deus os abençoe...
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. OI QUERIDA AMIGA VALÉRIA, VOCÊ TEM RAZÃO, POIS O AMOR É A FONTE DE TODAS AS VIRTUDES.
    OBRIGADO PELAS PRECES E CARINHO PARA MINHA ESPOSA.
    JESUS TE PROTEJA.
    BEIJOS,
    CARLOS

    ResponderExcluir