Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

POLIGAMIA E MONOGAMIA


"A monogamia é o clima espontâneo do ser humano, de vez que dentro dela realiza, naturalmente, com a alma eleita de suas aspirações a união ideal do raciocínio e do sentimento."


O instinto sexual, então, a desvairar-se na poligamia, traça para si mesmo largo roteiro de aprendizagem a que não escapará pela matemática do destino que nós mesmos criamos.


Entretanto, quanto mais se integra a alma no plano da responsabilidade moral para com a vida, mais aprende o impositivo da disciplina própria, a fim de estabelecer, com o dom de amar que lhe é intrínseco, novos programas de trabalho que lhe facultem acesso aos planos superiores.


O instinto sexual nessa fase da evolução não encontra alegria completa senão em contato com outro ser que demonstre plena afinidade, porquanto a liberação da energia, que lhe é peculiar, do ponto de vista do governo emotivo, solicita compensação de força igual, na escala das vibrações magnéticas.


Em semelhante eminência, a monogamia é o clima espontâneo do ser humano, de vez que dentro dela realiza, naturalmente, com a alma eleita de suas aspirações a união ideal do raciocínio e do sentimento, com a perfeita associação dos recursos ativos e passivos, na constituição do binário de forças, capaz de criar não apenas formas físicas, para a encarnação de outras almas na Terra, mas também as grandes obras do coração e da inteligência, suscitando a extensão da beleza e do amor, da sabedoria e da glória espiritual que vertem, constantes, da Criação Divina.


Livro: Evolução em Dois Mundos, cap.XII – Médium: Chico Xavier Espírito: André Luiz.
Fonte da imagem: Internet

4 comentários:

  1. André Luiz, no livro No Mundo Maior, fala q o sexo tb significa criação. Não só no sentido da criação de outro ser, mas de todo tipo de criação, das artes, da ciência, da literatura, etc. Na verdade, temos tanto potencial q pouco utilizamos. Muita paz!

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga Denise. Também li este livro.
    Que você tenha um ótimo final de semana.
    Beijos,
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. MEU AMIGO QUERIDO VIM OFERECER A VOCE UM SELINHO COMEMORATIVO DOS MEUS PRIMEIROS 200 SEGUIDORES DO BLOG AOSOLHOSDAALMA ,SE NÃO QUISER ACEITAR NÃO FIQUE CONSTRANGIDO FIZ PARA OS AMIGOS COM MUITO CARINHO MAS NEM TODOS GOSTAM,FIQUE A VONTADE UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA COM MUITA PAZ AMOR E LUZ,
    BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  4. Marlene coração querido, só o fato da sua lembrança é um presente para mim.
    Beijos no coração,
    Carlos

    ResponderExcluir