Todo conteúdo deste blog é publico.

Todo conteúdo deste blog é publico. Copie, imprima ou poste textos e imagens daqui em outros blogs. Vamos divulgar o Espiritismo.

terça-feira, 13 de março de 2012

PURIFICAÇÃO ÍNTIMA

"Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações." - (Tiago, 4:8.)

Cada homem tem a vida exterior, conhecida e analisada pelos que o rodeiam, e a vida íntima da qual somente ele próprio poderá fornecer o testemunho.

O mundo interior é a fonte de todos os princípios bons ou maus e todas as expressões exteriores guardam aí os seus fundamentos.

Em regra geral, todos somos portadores de graves deficiências íntimas, necessitadas de retificação.

Mas o trabalho de purificar não é tão simples quanto parece.

Será muito fácil ao homem confessar a aceitação de verdades religiosas, operar a adesão verbal a ideologias edificantes... Outra coisa, porém, é realizar a obra da elevação de si mesmo, valendo-se da autodisciplina, da compreensão fraternal e do espírito de sacrifício.

O apóstolo Tiago entendia perfeitamente a gravidade do assunto e aconselhava aos discípulos alimpassem as mãos, isto é, retificassem as atividades do plano exterior, renovassem suas ações ao olhar de todos, apelando para que se efetuasse, igualmente, a purificação do sentimento, no recinto sagrado da consciência, apenas conhecido pelo aprendiz, na soledade indevassável de seus pensamentos.

O companheiro valoroso do Cristo, contudo, não se esqueceu de afirmar que isso é trabalho para os de duplo ânimo, porque semelhante renovação jamais se fará tão somente à custa de palavras brilhantes.

Livro: Caminho, Verdade e Vida, lição 18 – Médium: Chico Xavier – Espírito: Emmanuel.
Fonte da imagem: Internet Google.

4 comentários:

  1. Para que possamos operar mudanças em nós, é necessário o autoconhecimento, o voltar-se para dentro de sí mesmo. Quando nos preocupamos demais com os defeitos dos outros, não nos sobra tempo para enxergar os nossos próprios defeitos...

    Tenha um dia abençoado, querido amigo Carlos!♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari; Jesus nos convidou à reforma intima e esta reforma é individual.
      Felicidades,
      Carlos

      Excluir
  2. PARA QUE SEJAM TESTEMUNHADAS NOSSAS PALAVRAS DEVEM SEMPRE SER AMPARADAS PELOS BONS SENTIMENTOS
    PARA QUE NÃO SEJAM PALAVRAS SOLTAS AO VENTO ESTE TEXTO DE EMMANUEL É LINDO,E NOS CONVIDA A SÓ PRONUNCIAR PALAVRAS BEM PENSADAS DE BOA PROCEDENCIA COM SENTIMENTOS PUROS QUE DEEM SIGNIFICADO AO NOSSO FALAR UM ABRAÇO AMIGO QUERIDO BOM DIA NA PAZ GLORIOSA DO CRISTO,BJS MARLENE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário esta correto querida Marlene.
      Beijos,
      Carlos

      Excluir